Materiais Dentários em Especialidades
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ionômero de Vidro

Ir para baixo

Ionômero de Vidro Empty Ionômero de Vidro

Mensagem  Admin Sex Abr 23, 2010 3:55 pm

Ionômero de Vidro Iv10
Foto de um produto de uma marca comercial.

Composição:
pó de vidro de silicato que contém cálcio e flúor-silicato-alumínio e uma solução aquosa de ácido poliacrílico.

Apresentação Comercial: dois frascos onde em um está contido o pó (silicato) e no outro o líquido (ácido poliacrílico). Ou em cápsulas pré-proporcionadas que devem ser misturadas em amalgamador.

Tipos e Indicações:
Tipo l: IV C – é indicado para cimentações de peças protéticas indiretas.
Tipo ll: IV R – é indicado como material restaurador direto.
Tipo lll: IV F – é indicado como forrador ou base para restaurações diretas.
Fotoativado: IV modificado por resina composta – também indicado como material restaurador.

Manipulação: Deve-se misturar pó e líquido seguindo a proporção de 1:1, ou seja, uma medida do pó para uma gota do líquido. Pó e líquido devem ser dispensados momentos antes do início da espatulação em um pedaço de papel para espatulação ou em uma placa de vidro seca, evitando que o excesso de água altere a relação ácido/água do líquido.
O pó deve ser incorporado rapidamente ao líquido com uma espátula plástica rígida por um tempo de 45 a 60 segundos. O material deve ser levado ao dente já limpo e condicionado com ácido poliacrílico, enquanto ainda está brilhante, o que indica a presença do poliácido ainda não consumido pela reação de presa e que permitirá a adesão do material às paredes dentais.
Quando é utilizado o IV restaurador, deve-se cobrir a restauração com uma camada de verniz com o objetivo de impermeabilizar a superfície e evitar a sorção de água do meio bucal enquanto a reação de presa ainda está acontecendo.
Ionômero de Vidro Iv210

Liberação de Flúor: Durante a reação de presa a superfície das partículas de vidro são atacadas pelo ácido. Íons cálcio, alumínio, sódio e flúor são deslocados para o meio aquoso. As cadeias do ácido poliacrílico formam ligações cruzadas com íons de cálcio formando uma massa sólida. Os íons de sódio e flúor não participam da ligação cruzada do cimento. Logo, íons de sódio e flúor ligam-se formando fluoreto de sódio que se dispersa no cimento e é liberado para a estrutura dental, o que pode impedir a cárie recorrente.

Armazenamento e Conservação: As embalagens de pó e líquido devem ser armazenadas fechadas, em local seco e à temperatura ambiente.

Texto e Fotos: André G. De Vito Moraes

Admin
Admin

Mensagens : 4
Data de inscrição : 17/04/2010

https://odonto.umforum.net

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos